O céu é e será de certeza o limite


Candida Chamussa nasci em Maputo e sou formada em veterinária e tecnólogia de alimentos pela universidade Eduardo Mondlane e a universidade de Leon na Espanha, sou uma pessoa batalhadora e que gosta de criar. Assim que decido fazer algo vou até as ultimas consequências. Não tenho nada de mão beijada como se diria em giria, tudo que tenho e conquistei foi por mérito e esforço próprio, diga-se muito esforço.

Sou visionária, ambiciosa e paciente em tudo que tenciono conquistar. E sempre me baseio em metodologias próprias. Decidi criar o meu negócio pela paixão e a experiência que ganhei ao longo dos anos da minha formção académica mas também profissional.

Sou médica veterinária de profissão e também mestre em ciência e tecnologia dos alimentos. Tenho enorme paixão em trabalhar na agricultura e ajudar agricultores do sector familiar pelo facto de terem o difícil acesso ao mercado.

Com isso a minha empresa possibilita a diversificação dos derivados da carne de frango, acesso do pequeno produtor do sector familiar aos grandes supermercados ao agregar valor ao frango que este pequeno produtor produz.

Nunca pensei em desistir, pude estruturar com algum conhecimento e apoio através de idéias e assim estou a seguir o percurso. Com dificuldades e realizações mas desistir nunca. Tenha a coinciência de onde quero chegar. O céu é e será de certeza o limite.

Mas tive momentos dificeis e um deles foi quando tinha de conciliar o trabalho e a especialização, a familia e as formações na vertente que tinha mais fraqueza, a parte de gestão e organização da idéia de negócios.

Fui depois buscar conhecimento nas diferentes organizações locais que já lidam com esta questão de empreendedorismo femenino e nesta caminhada aprendi que temos de empreender, sim, mas não porque nos vamos tornar ricos, mas porque interessa criar e influênciar o meio à nossa volta, o meio aonde vivemos e as pessoas à nossa volta. O dinheiro, sim virá com empenho e trabalho, mas será o Bonus e nunca o nosso maior foco.

E posso dizer que valeu a pena sem dúvidas. Cada dia é um desafio, e uma realização em simultâneo, a realização de ver as coisas a acontecerem é ainda maior e emocionante. Muito realizador ser empreendedora ver o meu produto no mercado, ensinar os clientes como consumir e a experiência de ver os clientes a deliciarem-se aos produtos, é o Máximo.

Hoje sou uma Empreendedora segura e com conhecimento materializado e profissional disposta a influênciar mais jovens que queiram empreender usando à ciência e tecnologia como base pois só assim que os resultados são melhor consolidados e agrega valor à idéia que se desenvolve. Sempre use ao máximo as bases do saber da ciência, as facilidades existentes nas universidades, escolas e laboratórios que tem meios materiais  e humanos que nos ajudam a testar as idéias.

Depois entre no mercado testando a idéia e conversando com os potenciais apreciadores da idéia por forma a dar melhor entrega do produto, seja humilde e trabalhe para melhorar o meio aonde está e as condições de vida das comunidades.

Share this Post

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *